domingo, 8 de fevereiro de 2015

Os nove jeitos mais comuns de avaliar os estudantes


      Estudando sobre a avaliação percebemos que esta erroneamente está vinculada a ideia de examinar e classificar, atos realizados  comumente por uma prova. Desse modo, é importante refletirmos sobre outras maneiras, mais apropriadas e eficientes em sua especificidade, para obtermos informações sobre o desenvolvimento dos educandos. Assim, a revista Nova Escola publicou as nove maneiras mais comuns para se avaliar alunos. O artigo pode ser encontrado através do link: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml


Os nove jeitos mais comuns de avaliar


Prova objetiva
DefiniçãoSérie de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível.
FunçãoAvaliar o que aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo.
VantagensÉ familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode abranger grande parte do exposto em sala de aula.
AtençãoFoque as questões somente em conteúdos já trabalhados em sala.
PlanejamentoSelecione os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas.
AnáliseDefina o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas
Como utilizar as informaçõesAnalise as questões que todos os alunos acertaram e retome os conteúdos referentes àquelas que a maioria da turma errou.


Prova dissertativa
DefiniçãoSérie de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e explicar.
FunçãoVerificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las.
VantagensO aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão.
AtençãoDefina o número de questões pensando no tempo que os alunso terão para resolver cada uma delas.
PlanejamentoElabore poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e sistematizar suas respostas.
AnáliseDefina o valor de cada pergunta e atribua pesos à clareza das ideias, à capacidade de argumentação e à conclusão.
Como utilizar as informaçõesApós a correção das provas, discuta coletivamente algumas questões respondidas de diferentes modos pelos alunos.


Seminário
DefiniçãoExposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto.
FunçãoPossibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz.
VantagensContribui para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações; desenvolve a comunicação oral em público.
AtençãoApresentar um conteúdo estudado não significa memorizá-lo.
PlanejamentoAjude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de apresentação; defina a duração e a data da apresentação; e traga bons modelos de referência.
AnáliseAtribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir opiniões.
Como utilizar as informaçõesCaso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos.


Trabalho em grupo
DefiniçãoAtividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc) realizadas coletivamente.
FunçãoConstruir conhecimentos de forma colaborativa.
VantagensA interação é um fator de aprendizagem. Por isso as trocas horizontais são muito importantes.
AtençãoEsse procedimento não tira do professor a necessidade de buscar informações para orientar as equipes. Nem deve substituir os momentos individuais de aprendizagem.
PlanejamentoProponha uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e indique os materiais básicos para a consecução dos objetivos.
AnáliseAcompanhe os grupos, intervenha e dê mais atenção àqueles que não estão conseguindo produzir.
Como utilizar as informaçõesObserve se houve participação de todos e colaboração entre os colegas, atribua valores às diversas etapas do processo e ao produto final.


Debate
DefiniçãoDiscussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico.
FunçãoAprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes.
VantagensDesenvolve a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o aluno aprenda a escutar com um propósito.
AtençãoComo mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas.
PlanejamentoDefina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se possível, grave a discussão para análise posterior.
AnáliseEstabeleça pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras combinadas.
Como utilizar as informaçõesCrie outros debates em grupos menores; analise o vídeo e aponte as deficiências e os momentos positivos.


Relatório individual
DefiniçãoTexto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos.
FunçãoAveriguar o que o aluno aprendeu.
VantagensÉ possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas ou individuais.
AtençãoÉ importante escrever uma devolutiva para o aluno.
PlanejamentoDefina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de apresentação e o tamanho aproximado.
AnáliseEstabeleça pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto, conteúdo, apresentação).
Como utilizar as informaçõesSó se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos.


Autoavaliação
DefiniçãoAnálise oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem.
FunçãoFazer o aluno adquirir a capacidade de analisar seu percurso de aprendizagem, tomando consciência de seus avanços e de suas necessidades.
VantagensO aluno torna-se sujeito do processo de aprendizagem, adquire responsabilidade sobre ele, aprende a enfrentar limitações e estabelecer prioridades.
AtençãoO aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender
PlanejamentoForneça ao aluno um roteiro de autoavaliação, definindo as áreas sobre as quais você gostaria que ele discorresse; liste habilidades e conteúdos e peça que ele indique aquelas em que se considera apto e aquelas em que precisa de reforço.
AnáliseUse esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o planejamento das próximas intervenções.
Como utilizar as informaçõesAo tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades.


Observação
DefiniçãoAnálise do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações planejadas.
FunçãoSeguir o desenvolvimento do aluno e ter informações objetivas sobre sua participação em sala.
VantagensPerceber como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos os passos desse processo.
AtençãoFaça anotações no momento em que ocorre o fato; evite generalizações e julgamentos subjetivos; considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem.
PlanejamentoElabore uma ficha organizada (check-list, escalas de classificação) prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas. Isso vai auxiliar na percepção global da turma e na interpretação dos dados.
AnáliseCompare as anotações do início do ano com os dados mais recentes para perceber o que o aluno já realiza com autonomia e o que ainda precisa de acompanhamento.
Como utilizar as informaçõesEsse instrumento serve como uma lupa sobre o processo de desenvolvimento do aluno e permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso.


Conselho de classe
DefiniçãoReunião sobre uma determinada turma, liderada pela equipe pedagógica.
FunçãoCompartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões.
VantagensFavorece a integração entre professores, a análise do curriculo e a eficácia dos métodos utilizados; facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista.
AtençãoFaça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação.
PlanejamentoConhecendo a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar. Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções.
AnáliseO resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação aos melhores encaminhamentos para cada aluno.
Como utilizar as informaçõesO professor deve usar essas reuniões como ferramenta de auto-análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário.

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