Estudando sobre a avaliação percebemos que esta erroneamente está vinculada a ideia de examinar e classificar, atos realizados comumente por uma prova. Desse modo, é importante refletirmos sobre outras maneiras, mais apropriadas e eficientes em sua especificidade, para obtermos informações sobre o desenvolvimento dos educandos. Assim, a revista Nova Escola publicou as nove maneiras mais comuns para se avaliar alunos. O artigo pode ser encontrado através do link: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml.
Os nove jeitos mais comuns de avaliar
Prova objetiva | |
Definição | Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível. |
Função | Avaliar o que aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo. |
Vantagens | É familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode abranger grande parte do exposto em sala de aula. |
Atenção | Foque as questões somente em conteúdos já trabalhados em sala. |
Planejamento | Selecione os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas. |
Análise | Defina o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas |
Como utilizar as informações | Analise as questões que todos os alunos acertaram e retome os conteúdos referentes àquelas que a maioria da turma errou. |
Prova dissertativa | |
Definição | Série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e explicar. |
Função | Verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las. |
Vantagens | O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão. |
Atenção | Defina o número de questões pensando no tempo que os alunso terão para resolver cada uma delas. |
Planejamento | Elabore poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e sistematizar suas respostas. |
Análise | Defina o valor de cada pergunta e atribua pesos à clareza das ideias, à capacidade de argumentação e à conclusão. |
Como utilizar as informações | Após a correção das provas, discuta coletivamente algumas questões respondidas de diferentes modos pelos alunos. |
Seminário | |
Definição | Exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto. |
Função | Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz. |
Vantagens | Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações; desenvolve a comunicação oral em público. |
Atenção | Apresentar um conteúdo estudado não significa memorizá-lo. |
Planejamento | Ajude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de apresentação; defina a duração e a data da apresentação; e traga bons modelos de referência. |
Análise | Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir opiniões. |
Como utilizar as informações | Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos. |
Trabalho em grupo | |
Definição | Atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc) realizadas coletivamente. |
Função | Construir conhecimentos de forma colaborativa. |
Vantagens | A interação é um fator de aprendizagem. Por isso as trocas horizontais são muito importantes. |
Atenção | Esse procedimento não tira do professor a necessidade de buscar informações para orientar as equipes. Nem deve substituir os momentos individuais de aprendizagem. |
Planejamento | Proponha uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e indique os materiais básicos para a consecução dos objetivos. |
Análise | Acompanhe os grupos, intervenha e dê mais atenção àqueles que não estão conseguindo produzir. |
Como utilizar as informações | Observe se houve participação de todos e colaboração entre os colegas, atribua valores às diversas etapas do processo e ao produto final. |
Debate | |
Definição | Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico. |
Função | Aprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes. |
Vantagens | Desenvolve a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o aluno aprenda a escutar com um propósito. |
Atenção | Como mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas. |
Planejamento | Defina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se possível, grave a discussão para análise posterior. |
Análise | Estabeleça pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras combinadas. |
Como utilizar as informações | Crie outros debates em grupos menores; analise o vídeo e aponte as deficiências e os momentos positivos. |
Relatório individual | |
Definição | Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos. |
Função | Averiguar o que o aluno aprendeu. |
Vantagens | É possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas ou individuais. |
Atenção | É importante escrever uma devolutiva para o aluno. |
Planejamento | Defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de apresentação e o tamanho aproximado. |
Análise | Estabeleça pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto, conteúdo, apresentação). |
Como utilizar as informações | Só se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos. |
Autoavaliação | |
Definição | Análise oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem. |
Função | Fazer o aluno adquirir a capacidade de analisar seu percurso de aprendizagem, tomando consciência de seus avanços e de suas necessidades. |
Vantagens | O aluno torna-se sujeito do processo de aprendizagem, adquire responsabilidade sobre ele, aprende a enfrentar limitações e estabelecer prioridades. |
Atenção | O aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender |
Planejamento | Forneça ao aluno um roteiro de autoavaliação, definindo as áreas sobre as quais você gostaria que ele discorresse; liste habilidades e conteúdos e peça que ele indique aquelas em que se considera apto e aquelas em que precisa de reforço. |
Análise | Use esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o planejamento das próximas intervenções. |
Como utilizar as informações | Ao tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades. |
Observação | |
Definição | Análise do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações planejadas. |
Função | Seguir o desenvolvimento do aluno e ter informações objetivas sobre sua participação em sala. |
Vantagens | Perceber como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos os passos desse processo. |
Atenção | Faça anotações no momento em que ocorre o fato; evite generalizações e julgamentos subjetivos; considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem. |
Planejamento | Elabore uma ficha organizada (check-list, escalas de classificação) prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas. Isso vai auxiliar na percepção global da turma e na interpretação dos dados. |
Análise | Compare as anotações do início do ano com os dados mais recentes para perceber o que o aluno já realiza com autonomia e o que ainda precisa de acompanhamento. |
Como utilizar as informações | Esse instrumento serve como uma lupa sobre o processo de desenvolvimento do aluno e permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso. |
Conselho de classe | |
Definição | Reunião sobre uma determinada turma, liderada pela equipe pedagógica. |
Função | Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões. |
Vantagens | Favorece a integração entre professores, a análise do curriculo e a eficácia dos métodos utilizados; facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista. |
Atenção | Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação. |
Planejamento | Conhecendo a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar. Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções. |
Análise | O resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação aos melhores encaminhamentos para cada aluno. |
Como utilizar as informações | O professor deve usar essas reuniões como ferramenta de auto-análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário. |
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