O trabalho nesse blog consiste na criação de um webfólio, que servirá a priori como um procedimento avaliativo para a disciplina de avaliação da aprendizagem, que curso na UFPB. Para conhecermos um pouco mais sobre o uso dos portfólios para tal finalidade, estudamos e refletimos sobre o texto "Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico", de Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Assim, guiados pela leitura e pelas questões elaboradas pelo professor, chegamos as seguintes respostas:
1 - O que é um portfólio?
O portfólio pode ser compreendido como um procedimento de avaliação que condiz com a avaliação formativa.
2 - Que outras formas podemos denominar o portfólio?
Segundo a autora, portfólio ou porta-fólio, também pode ser compreendido como uma pasta utilizada para guardar papéis, fotografias, desenhos, etc.
3 - De onde se originou o uso do portfólio na avaliação?
A princípio, o portfólio consistia numa pasta aonde os artistas depositavam amostras de suas criações para serem observados e analisados por especialistas e professores.
4 - Diferença entre portfólio de arquivo de trabalhos?
Podemos erroneamente acreditar que não exista diferença entre eles, pois, ambos contém materiais desenvolvidos por alunos. Entretanto, o arquivo de trabalhos é apenas uma coleção destes, enquanto que o portfólio pode ser entendido como parte do processo avaliativo, que ensina os discentes a avaliar e apresentar seus trabalhos.
5 - Alguns objetivos comuns quanto ao uso do portfólio:
Benigna apresenta cinco objetivos mais comuns que podemos encontrar nos mais diferentes portfólios. Esses são:
- Motivar alunos menos capazes ao fornece-lhes algo para mostrar por seus esforços;
- Fornecer aos alunos a oportunidade de desenvolver sua identidade;
- Fornecer aos alunos a oportunidade de refletir sobre suas experiências, dentro e fora da escola;
- Estimular e apresentar uma forma de reconhecimento dos resultados obtidos;
- Fornecer evidências sobre as competências e o sucesso do aluno.
6 - Cite os cinco elementos que o trabalho como portfólio oferece.
Podemos listar, como características do uso do portfólio no processo educacional, os seguintes pontos:
- A utilização dele beneficia qualquer tipo de aluno, sendo introvertido ou extrovertido, o que trabalha em grupo ou não, o interessado e o desinteressado, etc. Pois, eles motivados a estudar para aprender e não para passar de ano;
- Os alunos declaram sua identidade, não apenas como educandos, mas, como sujeitos dispostos a aprender, compartilhar experiências e histórias de vida;
- A escola passa a adotar as atividades e as experiências vividas pelo aluno fora do ambiente escolar;
- O aluno será capaz de perceber que o trabalho desenvolvido lhe pertence;
- O portfólio é capaz de revelar capacidades e potencialidades, pois estimula o discente a buscar formas diferentes de aprender.
7 - Quais os princípios norteadores para o trabalho como o portfólio? Explique cada um deles.
- Construção - Como o próprio nome sugere, inicialmente deve ser trabalhada a construção do portfólio pelo próprio aluno, aonde poderá fazer suas escolhas e tomar decisões;
- Reflexão - É por meio desta que o aluno irá decidir o que e como incluir em seu portfólio, tendo a oportunidade de refazê-las sempre que considerar necessário;
- Criatividade - Favorecido pelos princípios norteadores, encontramos o princípio da criatividade. Aonde, podemos destacar que o aluno estará apto a escolher a maneira que deseja organizar seu portfólio e está buscando novas formas de aprender, pois, está sempre trabalhando e tomando decisões;
- Auto-avaliação - Podemos entender a auto-avaliação como o processo no qual o aluno será capaz de analisar, continuamente, suas atividades, desenvolvidas e em desenvolvimento, registrando suas percepções e sentimentos, aonde constantemente irá buscar avançar em seu desempenho;
- Parceria - A parceria faz parte dos princípios norteadores, porque é um procedimento avaliativo em que alunos e professores atuam em conjunto, gerando parcerias entre professor-aluno, aluno-aluno e professor-professor;
- Autonomia - O estudante será capaz de perceber que não precisa ficar aguardando instruções do professor para se trabalhar, logo, irá meios de aprender, de forma independente.
8 - Segundo a autora Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?
Para essa autora, os princípios do trabalho com portfólio são:
- Promove nova perspectiva de aprendizagem;
- É um sucesso;
- Incorpora análise do desenvolvimento da aprendizagem;
- Requer auto-avaliação;
- Encoraja a seleção e a reflexão do aluno sobre seu trabalho;
- Considera os professores como facilitadores da aprendizagem.
9 - O trabalho como o portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?
Para a autora, é bem provável que nem seja possível a participação de todos os professores, logo, apenas um professor pode pode realizar o uso do portfólio. Desde que a equipe compartilhe a mesma fundamentação teórica sobre avaliação e aprendizagem, apoiada em pesquisas atualizadas.
10 - Como ajudar os alunos a avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?
Podemos iniciar auxiliando os alunos a identificar e registrar os critérios de avaliação, para que a posteriori esses possam analisar características de uma produção considerada adequada.
11 - Quais os componentes de um portfólio?
Os componentes do portfólio devem ser as melhores criações desenvolvidas pelos alunos, que devem ser escolhidas por eles mesmos, com base em seus objetivos de aprendizado e nos critérios de avaliação formulados com o professor.
12 - O professor deve inserir itens no portfólio do aluno?
Essa é uma situação delicada e que merece cuidado, pois, o educando pode sentir que o trabalho não lhe pertence. Desse modo, é interessante discutir com ele quais são os motivos que levaram a sua escolha de colocar o trabalho no portfólio.
13 - Quais alguns descritores de avaliação do portfólio em cursos superiores?
Os descritores podem ser:
- Cumpre os propósitos gerais;
- Cumpre o propósito específico;
- Apresenta análise do material incluído;
- Contém propostas para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação;
- Apresenta textos escritos com correção;
- Inclui reflexões sobre o processo de aprendizagem e avaliação;
- Apresenta organização que facilita a sua compreensão;
- Foi construído ao logo do semestre;
- Apresenta síntese conclusiva;
- Apresenta avaliação final do trabalho.
14 - Quais algumas dificuldades citadas pela autora na construção de portfólios nos cursos superiores?
A principal queixa da autora é a resistência dos alunos a um processo avaliativo que exige a sua participação e que não estão familiarizados.
15 - Trabalhar com portfólio significa assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?
Ela menciona o perigo de que o portfólio pode se tornar apenas uma pasta de arquivos e registros, corrompendo seu uso e o transformando em modismo da educação. Outro risco é a resistência encontrada em professores e alunos, que inicialmente acreditam que terão muito mais trabalho do que antes.
Referências:
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.
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