Para tentar colocar em prática alguns conceitos aprendidos em sala de aula, cada aluno foi instruído a elaborar uma prova sobre conteúdos de computação. Eu, fiquei encarregado de construir questões sobre o LibreOffice (Impress, Writer e Calc, especialmente), para alunos do 2º ano do Ensino Médio. Dessa forma, tentei elaborar perguntas mais gerais, para tentar enxergar se o aluno conseguiu aprender os conceitos mas básicos e questões específicas e técnicas, para observar o qual eles aprenderam sobre os aplicativos. Por fim, uma questão que terá objetivo analisar se os discentes são capazes de elaborar ideias críticas sobre que aprenderam.
Abaixo segue o modelo de avaliação:
Atividade
avaliativa
01 – Conceitue o
LibreOffice e explique o porquê dele ser considerado um software livre.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 – Associe a
sequência de aplicativos com a alternativa que contenha, em ordem, suas
funcionalidades.
Writer, Calc,
Impress, Draw, Math
a)
Planilha,
editor de texto, editor de desenho, banco de dados, calculadora.
b)
Editor
de texto, planilha, editor de apresentação, editor de desenho, editor de
fórmulas.
c)
Planilha,
calculadora, banco de dados, editor de desenho, editor de fórmulas.
d)
Editor
de texto, calculadora, editor de apresentação, editor de desenho, editor de
fórmulas.
e)
Editor
de texto, planilha, editor de apresentação, banco de dados, calculadora.
03 – Assinale a
alternativa incorreta.
a) O write possui um botão presente na barra
de tarefas que permite a conversão de texto para PDF.
b) Os arquivos de extensão .odt podem ser
conversíveis para .xls.
c) Arquivos de texto de extensão .odt não
abrem no Windows pois foram elaborados em Linux.
d) Através do Base é possível a edição de
banco de dados.
e) O Calc é um aplicativo utilizado para
edição de fórmulas.
04 – Analise as
afirmativas sobre o LibreOffice e as assinale com V, se forem verdadeiras, e
com F, se forem falsas:
( ) Embora seja considerado um software livre,
apresenta versões pagas que contém mais funcionalidades.
( ) É um software totalmente gratuito e doações
são opcionais.
( )
O Base é um aplicativo de edição de vídeos, aonde estes podem ser nos
formatos AVI, MP4, MPEG e HD.
( ) Seus aplicativos são desenvolvidos por
uma comunidade internacional, sem fins lucrativos, que permite a participação
de qualquer indivíduo em seus projetos.
( ) Para ter acesso aos seus códigos é
necessária uma contribuição anual de R$ 25,00.
( )
É um software para escritórios que concorre diretamente contra os
produtos da Microsoft. Por isso, não é possível realizar sua instalação no
Windows.
05 – O
aplicativo, pertencente ao LibreOffice, em que é possível criar apresentações
com figuras em 2D ou 3D, efeitos especiais e animações é denominado:
a) Calc
b) Base c) Math d) Impress e) Writer
06 – Os arquivos
com extensões .ppt, .pps e .pptx podem ser abertos pelo Impress?
( ) Certo (
) Errado ( )
Apenas os .pptx (
) Apenas os .pps
07 – Considerando o Impress:
I.
A inserção de um novo slide pode ser realizada pelo comando de menu Inserir /
Slide.
II.
Clicando com o botão direito do mouse dentro da área de slides não é possível
acessar o comando para incluir um novo slide.
III.
Apagar para cima, Descobrir para a esquerda e Apagar para baixo são alguns dos
efeitos disponíveis na transição de slides.
Está (ão)
correta(s) apenas a(s) afirmativa (s):
a)
I.
b)
III.
c)
I e II.
d)
I e III.
e)
II e III.
08 – Ao salvar
um documento no Writer em seu formato padrão, a extensão do arquivo será:
a)
ODT
b)
DOCX
c)
RTF
d)
PDF
e)
XLS
09 – Ao utilizar
o software de edição de planilhas Calc, considere que existem valores nas
células A1 e B1 e que na célula C1 é realizada uma operação de divisão entre A1
e B1 (=A1/B1). Ao invés de um valor numérico observamos uma mensagem de erro do
tipo #VALOR!.
Com relação a
essa mensagem, é correto afirmar:
a)
Está ocorrendo uma divisão por zero.
b)
Significa que um valor não está disponível para uma função ou fórmula.
c)
Significa que o Excel não conseguiu identificar algum texto na composição de
sua fórmula.
d)
Indica que o valor resultante é muito grande para o espaço disponível na
célula.
e)
Foram encontrados tipos diferentes de dados na fórmula. Uma possibilidade seria
a mistura de dados numéricos com valores textuais.
10 – Em sua
opinião, existem impactos gerados pelos softwares livres? Justifique sua
resposta.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário